Muitas vezes, o creme que usamos já venceu faz tempo, mas como permanece com o mesmo cheiro, continuamos a usá-lo normalmente. Isso é bem perigoso para sua saúde. Os cosméticos, contém em sua composição, corantes, conservantes e perfumes com validade para agir. Eles duram até cinco anos quando bem conservados, longe do calor e do sol. São essas substâncias que impedem a entrada de bactérias e fungos no produto, garantindo assim a consistência e a função final do vencidos.
Além da atenção à data de validade, observar a aparência do produto, consistência, cor e cheiro também ajuda a evitar vários problemas. Exemplos disso é o xampu que pode mudar a homogeneidade e decantar, o creme hidratante e o condicionador, ficarem bem líquidos, os pós (sombra, blush e base), esfarelarem-se e ficarem opacos, protetor solar que perde sua função mais importante: proteger contra o sol.
Outro ítem que pode prejudicar (e muito) é o lápis delineador de olhos que estiver vencido. Os olhos ficam vermelhos, a visão fica prejudicada e pode acontecer uma infecção fúngica que causa sérios danos na córnea. Quando o produto vencido é usado no cabelo, eles perdem o brilho e maciez e as chances de caspa aumentam.
Fique atenta - O prazo de validade, principalmente das maquiagens, nem sempre está nítido, eles ficam bem escondidos. Por isso, não leve o produto na dúvida, peça à vendedora, assim você evita levar pra casa um produto pertinho de vencer.
Dicas para você ficar bonita com segurança:
- Se sua pele estiver irritada ou machucada não utilize nenhum produto sobre ela.
- Mantenha seus cosméticos sempre bem fechados quando não estiverem em uso.
- Emprestar seus produtos (batons e lápis), não é aconselhável. Eles servem como veículo de transmissão de vírus, fungos ou bactérias.
- Se você emprestar algum pincel, antes de usá-lo novamente, lave-o.
- Deixe seus cosméticos longe do sol e calor. A luz e alta temperatura podem matar os conservantes que combatem as bactérias.
- Se houver algum sinal de irritação procure um médico.
via Dicas de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário