Cuidar dos filhos, da casa, de você mesma e ainda ter
inúmeras cobranças no trabalho faz a gente pensar que não temos tempo
suficiente para tudo isso. Seja em casa ou no trabalho, frequentemente
acumulamos tarefas e compromissos, o que resulta em uma agenda sempre
comprometida e uma rotina estressante. Mas com alguma organização é possível
mudar essa realidade. Por isso trouxemos algumas dicas para você ganhar tempo e
qualidade de vida administrando seu dia.
- Comece eliminando a bagunça: se você não sabe por
onde começar, pegue uma sacola de lixo e ande pela casa recolhendo tudo o que
pode ser jogado fora. Faça isso hoje, mais um pouco amanhã, e assim por diante.
Se todos os dias você fizer isso, muito em breve sua casa estará mais
organizada e será mais fácil dominar a situação.
- Planejamento, a alma do negócio: sempre que
conseguir, faça o planejamento dos seus compromissos e antecipe o que puder.
Não deixe as atribuições sempre para última hora.
- Use e abuse da agenda: em vez de anotar as
tarefas em post-its e papeizinhos que ficam espalhados por aí,
utilize uma agenda ou caderno. Para facilitar o uso, deixe uma caneta dentro
dela para não ter que procurar uma sempre que precisar.
- Não adie tarefas rápidas: quando uma tarefa puder
ser feita em dois minutos ou menos, faça imediatamente. Não vale a pena
postergar algo tão simples e que pode ser facilmente eliminado.
- De três em três: faça uma lista de tudo o que
precisa fazer e, diariamente, escolha as três tarefas mais importantes da
lista. Quando terminar essas três, escolha mais três e assim por diante, até o
final do dia.
- Aproveite seus horários mais produtivos: descubra
quais seus períodos de maior produtividade durante o dia e deixe para esses
horários as tarefas mais chatas e complicadas. Naqueles períodos em que você
sempre fica com sono ou sente que o tempo não rende, deixe para fazer as
atividades de rotina, que já estão no seu piloto automático.
- Conheça o seu limite: quando puder, em casa e
no trabalho, delegue tarefas a outras pessoas. Nada paga pela sua saúde, pelo
bom relacionamento familiar e pela sua produtividade na empresa. Procure ter
uma relação saudável com seus projetos para que não fique em segundo plano o
que for realmente importante na sua vida.
- Utilize ferramentas de organização: caderninho
para anotações, divisores de gaveta, pastas, prateleiras e ganchos de parede
são ferramentas ótimas e de baixo custo que auxiliam em um dia a dia mais
organizado.
- Crie duas rotinas: uma rotina para quando
acordar e outra para antes de dormir. O objetivo dessas rotinas é otimizar seu
cotidiano, te colocando no piloto automático para certas atribuições e
garantindo que você não se esqueça de nada importante.
- Use a tática dos 15 minutos: estabeleça sua
rotina em sessões de 15 minutos durante o dia. Faça o que puder em 15 minutos.
Quando o timer tocar, pare. Isso é muito importante, porque
quando começamos a arrumar não queremos mais parar, mas esse estresse não é
necessário. Faça de pouco em pouco. Ler e-mails, arrumar gavetas,
ver agenda e programar a rotina da semana são algumas tarefas que podem ser
realizadas nesse tempo.
Via: Yahoo
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