segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pouco cabelo: causas e soluções

cabelo2

Ter pouco cabelo não é um problema, mas se você se sente incomodada saiba que existe, sim, solução! São três principais causas: queda, genética ou falta de nutrientes. Primeiro veja em qual você se encaixa e depois invista na solução:

1- Queda por causa do excesso de oleosidade ou de caspa (ou os dois!)

Motivo: A oleosidade e a caspa entopem o folículo, fazendo com que ele aumente de tamanho. Com essa estrutura dilatada o fio perde a sustentação na raiz e solta da cabeça.

Solução: Antes de dormir aplique uma loção fortificante no couro cabeludo, massageie e deixe 4 horas, pelo menos. Pela manhã, lave o cabelo com xampu diário que faça uma boa limpeza. Ele deve ter substâncias como ácido salicílico, enxofre ou coaltar, que regulam a oleosidade e ajudam a eliminar a caspa. Passe só na raiz para não ressecar as pontas e depois use o condicionador do comprimento para baixo, para encorpar.

2- Genética

Motivo: Repare se sua mãe ou sua tia também têm pouco cabelo. O problema pode ser de família, mas tem solução! Os folículos, responsáveis por produzir o cabelo, já estão na sua cabeça – diferente de quem é careca -, mas eles não funcionam tão bem.

Solução: Para “acordá-los”, use as loções que estimulam o crescimento e o nascimento do cabelo. Elas têm substâncias como o minoxidil, o aminexil, o corticoide tópico ou um hormônio chamado 17 alfa estradiol, que estimulam o folículo preguiçoso. Aplique 1 vez por dia à noite ou pela manhã e deixe em contato com o couro cabeludo 4 horas, no mínimo. As loções funcionam, mas o resultado só começa a ser visto à partir de 3 meses de uso e o tratamento deve ser acompanhado por uma dermato.

3- Falta de nutrientes

Motivo: Se você não come direito, saiba que a falta de ferro e vitaminas pode levar à queda ou quebra dos fios, deixando o cabelo ralo.

Solução: Para resolver, o ideal é que você mude os seus hábitos e insira alimentos mais ricos nas refeições, como carnes, legumes e folhas verde-escuras. Se o seu regime for super restritivo, procure nutricosméticos que tenham vitaminas, como as do complexo B, ômega 3 e zinco. Eles não aumentam a quantidade de cabelo, mas evitam a queda e dão mais força e brilho aos fios. O uso deve ser de 3 a 6 meses - tempo necessário para o corpo assimilar os nutrientes sem sobrecarregar os fígados ou os rins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário